Iniciativa Legislativa de Cidadãos contra o Acordo Ortográfico. Leia, assine e divulgue!

A Minha Rádio Podcast: Cowboy Cantor

terça-feira, abril 19, 2005

Bento XVI


Posted by Hello

Ainda é cedo para comentários profundos. Mas pelo que se conhece do cardeal Joseph Ratzinger, não me parece que este Bento XVI seja a melhor solução para uma igreja que estava a avançar com vista à abertura ao Mundo e a todos os povos.
A Igreja Católica entrou num período de mudança aquando do papado de João Paulo II. Reconhecidamente um ortodoxo conservador, Joseph Ratzinger enquanto Bento XVI não será o papa ideal para continuar o que João Paulo II começou.
Não é de esperar que viaje pelo mundo católico com a frequência com que o fez o seu antecessor, porque não demonstra tal dinâmica.
A minha opinião é que os cardeais que o elegeram apostaram demasiado no conservadorismo eclesiástico.
Contudo, a votação foi rápida, o que é um sinal de que havia um grande consenso entre os cardeais presentes no conclave. Por isto teremos de acreditar que teremos um papa que irá desempenhar as suas funções com a competência que se deve reconhecer a um papa.

13 comentários:

RD disse...

Rodrigo, também achei a escolha um pouco estranha, até porque ele não tinha sido um dos nomes propostos pelo antigo JPII, mas se virmos bem as coisas, suponho que pela idade avançada e problemas de saúde, entre outros, este será um Papa de transição, daí a escolha recair nele. Apesar de ser conhecido por ser menos tolerante e mais conservador, deve também ter qualidades, claro está, temos que confiar tb um pouco. Continuando o meu raciocínio, se este for realmente um Papa de transição, tem mais lógica que não seja muito reformador, em pouco tempo só iria provocar alguma crise que não soubesse resolver. Assim sendo, não creio que hajam grandes modificações por enquanto, nem para bem nem para mal. Preocupa-me mais quem estará a ser preparado para seu sucessor. Esse sim, terá um caminho mais difícil á sua frente, ainda mais por quem o precedeu em glória - JPII.
Um beijinho para ti e outro pá nica Martinha. :)

Anónimo disse...

As tolas espectativas, habituais... Ainda bem

RD disse...

Tolas ou não, são minhas, por isso com licença.

Anónimo disse...

Geração de vírgulas!

Nunca estamos sós. Muitos e muitos partilham o teu pensar, o teu pesar... Porque responder com responder a um teu irmão em Cristo Jesus?!

Neste dia novo, demos graças juntos

frosado disse...

Oh valha-nos Deus! Até Cristo disse: perdoai-lhe Sr. que nãó sabem o que dizem! Devia estar tb a pensar neste anónino!

Rodrigo de Sá disse...

Sim, porque aos olhos de Cristo ninguém é Anónimo.

V. disse...

Ah pois é...

Anónimo disse...

O Espírito sopra onde quer, creio que é mais ou menos isto que se diz na Bíblia. E se decidiu agora soprar no perseguidor de teólogos é porque assim é que está bem para os cardeais

Anónimo disse...

Deixem-se disso, desse ar presunçoso e pesado e leiam o post e comentários de hoje, 20,em: lapipe.blogspot.com. E divirtam-se ao menos, que o riso favorece os músculos da face.

Anónimo disse...

Carlos Esperança é o último a morrer

Anónimo disse...

A Igreja... Conserva. Conserva (-nos) na Fé, no Caminho

Quando houver cardeais a apresentar programas eleitorais inovadores, com "choques teológicos" e afins...

Edgardo

Anónimo disse...

Edgardo?
Então pk é k n te conservou o juízo?

Anónimo disse...

Edgardo não irá responder. Mas, certamente, não é imputável a terceiros ou à Trindade.
Deus... Deus mandar-te-ia ir lavar a língua

Ó você, que "conservou"... o anonimato!

Edgardo