Iniciativa Legislativa de Cidadãos contra o Acordo Ortográfico. Leia, assine e divulgue!

A Minha Rádio Podcast: Cowboy Cantor

terça-feira, maio 15, 2007

Desafio à Navegação Blogger

Um desafio que surgiu cá em casa à hora do jantar.
Falávamos de gramática e da fantástica terminologia linguística para os ensinos básico e secundário (T.L.E.B.S.), que, quase tarde, foi impedida de ser implementada. Palavra puxa palavra, e o meu pai sai-se com esta:
- Sabes qual é a regra para formação do feminino dos substantivos em português?
Claro que não sei. Nem eu, nem ninguém sabe, visto que não há regra. Ao contrário do que somos tentados a responder, troca-se o “O” pelo “A”, não há regra para fazer corresponder um substantivo feminino ao género masculino.
Por exemplo: é certo que pato no feminino é pata. Mas, cavalo no feminino é égua.
O desafio que lanço (e não coloco, porque os desafios não se colocam a ninguém, são lançados ou criados) é que tentem encontrar o máximo de substantivos cujo feminino é só trocar o “O” final pelo “A”. Não vale adjectivos (tonto/tonta; bonito/bonita), nem o substantivo pode perder o seu significado (banco/banca; cavalo/cavala).
Quem passar dos 20 será convidado a vir jantar um dia destes à beira-mar aqui na Maia.

4 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Rodrigo, aceito o teu desafio. Aqui vai a minha listinha. Algumas palavras também podem ser adjectivos, mas creio que o uso mais frequente é o de nome, apesar de não ter confirmado. Espero que não seja considerado batota. :)
No link http://www.clul.ul.pt/sectores/linguistica_de_corpus/projecto_lmcpc.php
pode-se consultar as frequências de várias palavras num corpus de português e a respectiva categoria morfológica.

Lista:
menino, boneco, gato, macaco, turco, marroquino, canadiano, americano, açoriano, amigo, colombiano, milionário, gaiato, lobo, ingrato, novato, rato, bailarino, dançarino, cretino, criminoso, companheiro, condómino, leigo.

Entretanto, vou tentar aumentar a lista.
Beijinhos,
Antónia

Rodrigo de Sá disse...

Sim, alguns são adejectivos. Para a tua lista ficar com os 20, basta recorrer a tipo de substantivos que agora não vou dizer para não perder a piada logo no início.

Anónimo disse...

embaixador/embaixadora...?

Rodrigo de Sá disse...

Embaixadora é a mulher do embaixador. Uma senhora que exerce as mesmas funções de um embaixadora é uma embaixatriz, tal como imperador/imperatriz. Para além disso, não serve para o que pedi: apenas alterar o "O" final por um "A".
Mas obrigado pela participação.