Iniciativa Legislativa de Cidadãos contra o Acordo Ortográfico. Leia, assine e divulgue!

A Minha Rádio Podcast: Cowboy Cantor

quinta-feira, setembro 10, 2009

Praia dos Moinhos, Secretários e Janelas

Nunca percebi, e acho que nunca irei perceber a lógica da escolha de certos ministros, secretários ou directores. Umas vezes são ministros das finanças, outras vezes são ministros da educação. Noutras vezes são secretários da educação, sem nunca terem dado uma aula, como de repente são os mais qualificados para o ambiente.
Há uns tempos, o responsável pelo bar da Praia dos Moinhos quis montar um corrimão em alumínio nas escadas de pedra de calçada que davam acesso à praia propriamente dita (não ao bar, porque para entrar neste basta descer uma rampa). A justificação era que assim os banhistas poderiam descer e subir com mais segurança. A resposta da altura por parte da Secretaria do Ambiente foi que não era possível legalmente fazer a obra.
Recentemente chegado de férias de Évora, passei pela Praia dos Moinhos para comer o tal hamburguer (aquele com molho sigiloso, mas que já ganhou o prémio de melhor hamburguer dos Açores), e reparo numas fantásticas obras em cimento e betão.
A minha primeira estupefacção foi reparar que no final de Maio, última vez que tinha passado por lá, não havia sequer sinais de obras. Dois meses depois, a obra estava inaugurada.
A minha segunda estupefacção foi perceber que no sítio onde é iligal abrir três furos na calçada para pôr um corrimão, pode-se destruir a calçada, amontoar uns quilos de cimento e betão e proibir os banhistas de se lavarem com shampoo.
No distrito de Lisboa um cidadão prevendo que iria ser-lhe recusado abrir uma janela na fachada da sua casa, fez a obra pretendida sem pedir autorização. Depois da obra feita, foi à câmara local e pediu para fechar a janela. A câmara não autorizou que se fechasse a janela. O homem voltou para casa sem regatear a decisão.
nota: para os ouvintes do Cowboy Cantor, mas não leitores do blog, fiquem a saber que o regresso do primeiro podcast açoriano está atrasado devido a mais um bloqueio do Windows XP do meu computador. A próxima emissão será muito provavelmente gravada em Machintosh.

2 comentários:

Daniel disse...

Rodrigo
Sempre ouvi dizer que, quando um burro teima em não andar para a frente, puxa-se-lhe a cauda que ele reage avançando. Confesso que nunca experimentei, porque as patas ficam lá muito perto.

Rodrigo de Sá disse...

Ora aí está. Por vezes mais vale deixar o burro teimar.