Iniciativa Legislativa de Cidadãos contra o Acordo Ortográfico. Leia, assine e divulgue!

A Minha Rádio Podcast: Cowboy Cantor

sexta-feira, junho 26, 2009

quarta-feira, junho 17, 2009

Parabéns à Inspecção Regional da Educação

Parabéns aos inspectores da educação nos Açores pelo esforço que têm feito em relação ao insucesso escolar na região. Devido às estratégias encontradas pela inspecção, prevejo que o insucesso escolar do ano lectivo 2008/2009 seja praticamente nulo.
Neste final de ano, a uma semana das reuniões de avaliação de final de ano, chegou um comunicado às escolas que entre muitas outras coisas, diz que numa turma em que há 10% de retenções, ou mais, o Conselho de Turma terá de fazer uns relatórios extra, mais uma série de esquemas, e umas cruzes nuns inquéritos quaisquer.
Por exemplo, numa turma de 17 alunos, 10% é 1,7. Ou seja, só pode ficar retido um aluno, mais 6 décimos de outro. Basta mais 1 décima do aluno perder também o ano, temos os 10% de retenções, e lá está os relatórios (ou será ralatórios?). Tendo em conta que as turmas hoje em dia em muitas escolas são feitas por níveis de aprendizagem, os directores das turmas A e B ainda se safam.
Vêm mesmo a calhar estes trabalhos extra no final do ano, ainda por cima sem aviso.
As regras mudam à vontade das secretarias, direcções e inspecções.
Basicamente o que nos querem dizer é que caso queiramos não transitar um aluno de ano, porque ele não sabe, não compreende, não trabalha, não se interessa, não vem às aulas, não participa, porta-se mal, não melhora, não quer saber, está a lixar-se, teremos muito mais trabalho, do que simplesmente dizer “o aluno não sabe, não compreende, não trabalha, não se interessa, não vem às aulas, não participa, porta-se mal, não melhora, não quer saber, está a lixar-se, mas mesmo assim, vai passar de ano”.
Lembro-me de uma mãe que no dia de entrega das avaliações finais indignou-se com a directora de turma:
- Como é que o meu filho vai para o 6º ano, se nem sabe escrever o seu nome?
Enfim, em nome das estatísticas, é esta a educação que temos. Qualquer dia ainda conseguimos ter 125% de sucesso escolar nos Açores.

A emissão desta semana do Cowboy Cantor (ainda o único podcast dos Açores?):
Transferência do mp3 da 62ª emissão aqui (mp3 27,6 mb/30’06’’)
Ouvir no blog Danialice
Ouvir no iTunes
Informações sobre a emissão no blog Cowboy Cantor

quarta-feira, junho 10, 2009

Feriados em Portugal

Era para escrever hoje sobre as eleições europeias, mas a minha paciência é tal e qual a dos 78% de eleitores açorianos que no Domingo que ficaram em casa. Era para falar de futebol, mas não tenho visto futebol desde que o ESPN America começou a transmitir dia e noite jogos de hóquei no gelo e baseball. Para além disso, sempre que sintonizo um jogo de futebol, vejo a bola, noto a presença do árbitro, de alguns jogadores e de algum adepto mais efusivo, mas futebol, nem vê-lo. Era para falar de educação, mas nas últimas 4 semanas não tenho dado aulas... Ora bem, se calhar é por aí que começo.
Talvez seja um exagero dizer que nas últimas quatro semanas não tenho dado aulas, mas há uma turma que ficou um mês sem ter aulas comigo.
Apanhamos o feriado do Santo Cristo, numa Segunda-feira. Na semana seguinte: Rodrigo, podes ir instalar o som agora no polivalente? É que a escola das Flores vai treinar daqui a pouco e amanhã de manhã.
Lá vai Rodrigo. Professor de Educação Musical tem que estar sempre disponível para deixar de dar aulas e trabalhar para a escola e para os jogos desportivos escolares.
Depois o feriado da região, o do Espírito Santo. O dia das 3500 pessoas na Maia para o almoço comunitário. Continuando a saga dos feriados, na semana seguinte chego à escola, e a turma tinha desaparacido misteriosamente para uma visita de estudo, sem a própria directora de turma saber.
Enfim, a minha melhor turma foi-se.
Com tantos feriados, visitas de estudo, conferências para as quais um professor tem que dispensar os alunos, mesmo que não tenha nada a ver com o assunto da conferência, chegamos ao fim do ano e é ver o tempo a passar e o que queríamos fazer já não dá.
É engraçada esta ideia do cumprimento do plano anual de actividades. É que, para que alguns professores possam cumprir o seu plano anual, outros têm de dispensar as suas turmas, e não dar seguimento à planificação de aulas.
Transferência do mp3 61ª emissão do Cowboy Cantor aqui ( mp3 29,26 mb/31’46’’)
Ouvir na barra lateral do blog Danialice
Ouvir no iTunes