A Minha Rádio Podcast: Cowboy Cantor

terça-feira, maio 25, 2010

Antena 3 Açores em 2010: Lamentável

Embora esteja oficialmente marcada para a o dia 28 a chegada da Antena 3 aos Açores através das ondas de rádio, já é possível ouvir em alguns pontos de São Miguel aquilo que deverá ser os testes da rádio.
Para alguns será "já temos a Antena 3 nos Açores", para outros será "finalmente!". Há possa dizer que é tarde, outros que se calhar irão dizer que ainda é cedo para termos um terceiro canal público de rádio na região.
Para mim é lamentável que a Antena 3 chegue aos Açores através da sintonia por rádio em 2010.
Lembro-me de passar férias na Madeira em 1996 e ouvir a Antena 3. Fiquei com inveja, obviamente. Coisa feia ter inveja, mas sentia-me pior em não a 3, do que ter inveja dos madeirenses. Mais do que poderem ouvir a rádio, tinham a sua própria programação na Antena 3 Madeira.
No mesmo ano comecei a tirar o curso no continente. Nesta altura a Antena 3 era para mim como ter a Turma da Estação 24 horas por dia. Levei comigo para o continente o gosto de ouvir, descobrir e falar de música criados pelas duas horas diárias da Turma da Estação de 2ª a 6ª.
Nos últimos 5 anos da última década do século XX (de 1996 a 2000) tive oportunidade de assistir a uma parte da história da música pop/rock, e suas variantes, impressionante através da Antena 3. Há dois momentos que marcaram imenso, para além das longas noites a ouvir os Grammies, na altura em que cada Grammy era na realidade um prémio merecido, e não um prémio inventado. Um dos momentos marcantes foi entrar em casa, depois de um dia inteiro de aulas e apresentações de trabalhos, e ouvir Sit Down dos James, na altura em que estes estavam a tocar aquele que seria suposto ser o último concerto em Portugal. Não fiz mais nada do que sentar-me na cama, e deixar cair a lágrima de desespero por não poder estar no local.
Houve também, anos antes, a transmissão em directo do concerto dos U2 a partir de Sarajevo. Momento único na carreira da banda, da rádio, da cidade e acima de tudo da música. Guardo bem na memória a altura em que Bono deixou de cantar Unchained Melody para chorar emocionado, e depois voltar no refrão em falsete, mas que afinal não sairam mais do uns gemidos.
Estando no continente lamentava não ter a Turma, estando nos Açores lamentava não ter a 3.
Agora que a Antena 3 vem aí, lamento que não se tenha mais cedo criado condições para a difusão desta rádio na região, e acima de tudo lamento que grande parte da história pop/rock tenha passado ao lado da rádio açoriana por falta de um canal exclusivo para a exploração deste lado da música.
Só agora? Ainda é cedo? Lamentando o facto de chegar em 2010, afirmo, ainda bem.

2 comentários:

Carlos disse...

Pois é ...

O mundo nem sempre é simétrico e sentido de puxa-bala. Não é?

Rodrigo de Sá disse...

O mundo não é de todo simétrico, e ainda bem. Quanto ao puxa-bala, acredito que a 3 nos Açores seja um empurrão dos grandes para alguns ouvidos.