Iniciativa Legislativa de Cidadãos contra o Acordo Ortográfico. Leia, assine e divulgue!

A Minha Rádio Podcast: Cowboy Cantor

sexta-feira, dezembro 03, 2004

Gramaticalidades

Acbei de vir do meu primeiro plenário do sindicato dos professores. Embora não sendo ainda sindicalizado, fui lá. Talvez para me convencer a respeito desta questão: Devo ou não sindicalizar-me? Mas o que me faz escrever este texto não é isto. Lembrei-me a meio do plenário de uma história muito engraçada a respeito da formação das pessoas de hoje em dia.
Uma vez estava numa festa de aniversário. Havia pessoas de todas as idades e com todo o tipo de habilitações académicas. Estávamos a ver o Telejornal, quando apareceu uma reportagem em que o jornalista fartou-se de dizer asneiras gramaticais. Começámos então a comentar que não era só na televisão que se ouvia asneiras. Na rádio também se ouve cada uma. E nos jornais? O caso aqui também não melhora. Às tantas alguém pergunta: "Mas estes jornalistas de hoje não têm de ter o 12º ano para se formarem?" A esta pergunta ouve-se uma resposta de um senhor já reformado, mas que não tem mais do que a escolaridade obrigatória: " O 12º ano eles têm, não têm é a 4ª classe!".
Realmente, tanta falta que fazia a muito boa gente que vemos, ouvimos ou lemos todos os dias, voltar à 4ª classe e fazer uns exercícios gramaticais.

Sem comentários: