Iniciativa Legislativa de Cidadãos contra o Acordo Ortográfico. Leia, assine e divulgue!

A Minha Rádio Podcast: Cowboy Cantor

sexta-feira, junho 10, 2005

Em Dia de Luís, Lembro Afonso

Lembro-me muito bem do dia em que soube que ia passar férias em Lisboa pela primeira vez. Tinha 10 anos:
- Que coisas é que gostavas de ver em Lisboa? – perguntou-me a minha mãe.
- Gostava de ver o campo do Sporting, e o castelo do D. Afonso Henriques.

Hoje reparei na capa da edição do mês de Julho da revista Selecções do Reader’s Digest. O destaque ia para um artigo que se chama O Melhor da Europa. É uma selecção do melhor que há por esta Europa fora no que diz respeito lugares, aventuras, monumentos, festivais, hotéis, comidas, entre outras coisas.
Curioso saltei logo para a página do referido artigo, e começo a ver coisas muit giras, muito interessantes. Pensei: “Claro, Portugal nunca entra nestas coisas.”
Um pouco espantado, mas com a certeza de que é justo, olhei para uma fotografia muito familiar. Sem ler as legendas, fui tentando identificar de onde conhecia tais formas, e claro, era o castelo de São Jorge.
Sendo um admirador de D. Afonso Henriques, e tendo como o referido castelo um dos meus monumentos preferidos, não posso deixar de ficar indiferente a esta escolha de um conjunto de jornalistas internacionais.
É por estas pequenas coisas que acredito que Portugal ainda tem uma palavra a dizer na Europa.
Que venha então esta oportunidade para dizer a tal palavra. Será que temos para dizer a mesma palavra que outros países já disseram?

Sem comentários: