A Minha Rádio Podcast: Cowboy Cantor

terça-feira, janeiro 08, 2008

Lição de Geografia: Tuvalu

Nunca imaginei que saber o nome de um país desconhecido me iria fazer feliz e proporcionar momentos muito bem dispostos na escola.
Hoje ao almoço lembrei-me de perguntar a uma colega professora de História se sabia qual era o país mais pequeno do nosso planeta.
Sem contar com as cidades estado, e outras províncias independentes, a resposta é óbvia: Tuvalu.
Quem me ouviu até pensara que eu estava a inventar. Pior ficaram quando referi que uma das cidades do Tuvalu se chama Vaitupu.
São 26km2 distribuídos por 9 atóis, 8 dos quais habitados. Tem fronteiras marítimas com o Kiribati, Tokelau, Samoa, Wallis, Futuna e ilhas Fiji. O nome da capital faz lembrar uma cena dos Gato Fedorento, quando o Ricardo Araújo Pereira estava a vender fruta: Funafuti.
Desde 2000 que uma das principais fontes de rendimento do país é a venda do domínio próprio da Internet “.tv”.
Tudo isto descobri num serão em casa com o meu pai, quando sem mais nada para fazer, fomos à procura do país mais pequeno do mundo.
Depois de consultar o artigo na Wikipédia, dei de caras com a lista alfabética dos estados soberanos do mundo, e descobri que há um país que se chama Abecásia.

7 comentários:

MaesDoc disse...

Caríssimo
Por força da circunstãncia de andar a organizar uma colecção de moedas de todo o mundo, tendo em conta também a evolução histórico- política de cada país, já conhecia bem este Tuvalu. Contudo agradeço este teu post porque me fez procurar mais informação sobre este minúsculo ponto do mapa da Polinésia, e pude dar de caras com esta excentricidade e crime por autêntica negligência.
http://terraviva.weblog.com.pt/arquivo/2006/06/carta_aberta_29.html
Bem prega um dos donos desta Europa bem atípica.

Abraço

Manuel Estrada

Cymbron disse...

As coisas que tu sabes...

Jinho e Bom Ano!

Rodrigo de Sá disse...

Sei eu, e agora sabem vocês.
Mais estranho do que saber estes nomes todos, e saber que existe uma comunidade que vive em atóis, só mesmo fazer colecção de moedas tavaluanas.
Cada com a sua :)

MaesDoc disse...

Moedas tavaluanas acho realmente estranho, estranhíssimo, mas admirar algumas ,das poucas, que dão pelo nome de tuvaluanas ( moedas)dá-me ideia que é coisa normal para um numismata assumido.
Melhor do que isso só " coleccionar" alguns euros, mesmo que seja no BCP e sob controle do Berardo.
Abraço

Rodrigo de Sá disse...

Tavaluana? Quem foi que escreveu tavaluana? Já sei, fui eu depois de fazer um teste com o 6ºC, uma turma muito estranha.
Os nomes referidos neste texto e comentários já são suficientemente estranhos. Não tornemos a conversa mais obscura ainda, invoncando Joe e João da Madeira.

Anónimo disse...

E a Transnistria?

http://en.wikipedia.org/wiki/Transnistria

Rodrigo de Sá disse...

Não será: República Moldoviana da Pridnestróia?