Iniciativa Legislativa de Cidadãos contra o Acordo Ortográfico. Leia, assine e divulgue!

A Minha Rádio Podcast: Cowboy Cantor

terça-feira, agosto 21, 2007

Erros Anti-Cópia

Como toda a gente sabe, quem ainda compra discos, há muitos que hoje em dia vêm com um sistema de anti-cópia. Primeiro que tudo, antes sequer do primeiro disco com este sistema ter sido posto à venda, já se sabia que havia quem tivesse forma de contornar o código, e continuar a copiar discos (para mp3, ou até cópia directa).
Armado em defensor da liberdade de divulgação da arte, até andei uns tempos sem comprar discos que traziam o tal aviso. Bem sei que dá para copiar e oferecer aos meus amigos todos os discos que tenho com sistema anti-cópia, mas deu-me para esta teimosia durante uns tempos. Claro, esta fase já passou, e lembro-me uma vez de andar a pesquisar as prateleiras das lojas à procura dos tais discos, que já tinham a sua idade, e comprei-os antes que se esgotassem.
Recentemente comprei um auto-rádio novo (ver O Gaspar É Maricas, artigo publicado neste blog), que está preparado para ler discos áudio, mp3, gravados em casa e regraváveis. Enfim, um dispositivo indispensável para um amante da música.
Continuo a ter muitos discos originais no carro, alguns de mp3 e outros tantos gravados com faixas compradas no iTunes. O meu espanto foi quando um dia destes estava a ouvir o disco Inside In/Inside Out, dos Kooks, e comecei a notar falhas na leitura:
- Bolas, o leitor é novo e já está a dar problemas!
Pensei eu. Troquei de disco, e não deu problemas. Voltei a pôr os Kooks, e lá estava de novo o erro de leitura.
Foi então que descobri: todos os discos que têm um sistema anti-cópia provocam um erro de leitura no auto-rádio. Solução: contornar o sistema de anti-cópia, passar a música para mp3, gravar num disco novo, e ouvir confortavelmente no carro (e já agora, aproveitar, e passar algumas faixas para o leitor de mp3 portátil).

Sem comentários: